Pãezinhos de pizzeiro com manteiga d'alho

É uma das coisas que me deixa mais saudades quando vamos a uma pizzaria em Portugal são os pãezinhos quentinhos a sair do forno, para barrar com manteiga de alho. Pelo menos na minha região assim o é, enquanto esperamos pela comida vamos pecando ao comer esses trocinhos de pão feito com massa das pizzas. Coisa que por aqui não sé serve, normalmente servem uma pizza de manteiga de alho, que mesmo estando muito boa não é a mesma coisa.
A manteiga de alho que em muitos países normalmente sé usa para adicionar a carnes grelhadas ou peixes podem ser confeccionadas com varias especies, sendo a mais tradicional com salsa e cebolinho.

Ingredientes
Pãezinhos
200 gramas de farinha de trigo
12 gramas de fermento de padeiro ou 1/2 saquinha de 5 gramas de fermento biológico de padeiro
1 colher (das de café) de sal fina
4 colher (das de sopa) de azeite
110 ml de água morna (+ ou -)

Manteiga d'alho
100 gramas de manteiga de boa qualidade
1 boa pitada de sal
3 dentes de alhos
1 colher (das de sopa) de coentros secos

Preparação
Pãezinhos
Querendo podeis usar uma outra receita de massa para pizzas, ou alguma que conheceis. Esta e uma receita básica de muitas que sei fazer. Com um pouquinho de farinha, misture com o fermento, junte um pouco de água e deixe levedar de 20 a 30 minutos. Num alguidar pequeno misture a farinha com o sal e o açúcar, abra um buraco ao meio e deite o azeite, a fermentação e alguma água misture e amasse juntando mais água sé necessário. Passe para uma mesa enfarinhada e amasse bem durante mais ou menos uns 30 minutos, volte a por no alguidar tape com película aderente e deixe fermentar de 2 a 3 horas ou ate dobrar de volume. Retire a massa e amasse um pouco, devida em 2 e faça dois rolos pouco mais gordo que um dedo, corte de 2 em 2 centímetros. Leve ao forno pre-aquecido 180º  de 10 a 15 minutos ou até estarem cosidos. Retira e coma de imediato.

Manteiga d'alho
O melhor e fazer primeiro a manteiga para ira o frigorifico refrescar. Deixe a manteiga a temperatura ambiente uma hora antes. Junte a manteiga com o sal os coentros e os alhos depois de serem bem moídos ou esmagados (eu pico-os e piso com ajuda de um pilão). Misture bem até ficar uma pasta macia e homogênea, vai ao frigorifico para solidificar.

Agora mesmo não estando em Portugal, já pode desfrutar e saborear esta maravilha..


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares