Kofta com Húmus

Kofta ou Cafta em persa کوفته kufteh, significa; triturado, pulverizado, ou em árabe كفته kufta, assim como em alguns dialetos,kafta ou kifta. Possivelmente um prato de origem egípcia, trata-se de uma espécie de bola de carne, uma receita de mistura de carne moída de carneiro ou boi, que são as mais usada, ou até de carne de porco, como na Grécia. misturada com outros ingredientes. A cebola picada, salsa, hortelã, cominho, canela, pimenta-da-jamaica e sal, dependendo do país poderá alterar seus ingredientes e são agregado a carne para lhe dar sabor. Normalmente, fazem-se em bolas, ovais ou achatadas, como na Dinamarca. Pode-se também dar a forma de salsichas como na Turquia, que são depois enfiadas num espeto para serem grelhadas ou fritas.
Já o húmus, (em árabe; حُمُّص )é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, taine (pasta feita de sementes de sésamo muito usado na cozinha do Oriente-Médio), azeite, suco de limão, sal e alho. O grão-de-bico, sendo uma fonte de vitaminas, minerais e fibras, pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de várias doenças. Considerado um dos alimentos mais antigo em todo do Oriente-Médio, tanto cozido como em ensopados ou em purê com ervas.

Ingredientes

Kofta
300 gramas de carne de vaca moída
100 gramas de carne de carneiro moída
(querendo pode usar só carne de vaca ou só carneiro)
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho esmado
1 colher (das de café) de pimenta da jamaica
1 colher (das de sopa) de menta fresca picada
2 colheres (das de sopa) de salsa picada
1 ovo ligeiramente batido
40 gramas de pão ralado (receitas mais antigas levam pão seco demolhado bem exprimido)
Sal opção
Metade de óleo com outra metade de azeite para fritar


Húmus
450 framas de grão-de-bico demolhado
1 dente de alho esmagado
30 gramas de taine
(tostar 2 ou 3 colheres de sementes de sésamo numa pela durante uns 3 minutos sem parar de mexer, passar a um morteiro e esmagar com uma colher de azeite e um pouco de água)
20 ml de sumo de limão
Azeite quanto baste
Aguá quanto baste

Preparação

Kofta
Misturar todos os ingredientes com as mãos até que fiquem bem homogêneo, cobrir com película aderente e guardar no frigorifico 1/2 hora. Tirar do frigorifico e fazer umas especies de salsichas ovalizadas, fritar até ficarem douradas.

Húmus
Triturar o grão-de-bico até virar purê e misturar bem com os outros ingredientes (pode usar uma varinha magica) acrescentar um pouco de água caso seja necessário.

Servir com o húmus num pote e uma salada de sua preferencia.


Bom Apetite.

Comentários

Mensagens populares