Costeleta de porco à Milanesa "Costeleta Panada"
Esta maneira de preparar a carne, possivelmente com origem na velha antiga Grécia, tendo a receita sido levado para a península ibérica por comerciantes árabes durante a idade media e posteriormente para a Itália. Popularizou-se em Veneza e Viana nos séculos XV e XVI em que contam-se lendas que os grãos de pão ralado faziam lembrar os grãos de ouro. Outras historias falam de um marechal da época, com o nome de Joseph Radetzky que no ano de 1857, derrotou os rebeldes de Milão levando como premio a receita da costeleta à milanesa até a Áustria, onde mais tarde no ano de 1862 se tornaria a identidade gastronômica deste país, conhecida como Wiener schnitzel . Sendo assim a difusão deste prato deve-se aos austríacos que quando das guerras sacro império romano- germânico no sec. XVIII tendo os austríacos invadido Milão e roubado a receita. Entretanto não há fatos que comprovem essa teoria.
No entanto, a difusão da costeleta à milanesa pelo mundo realmente é atribuída aos austríacos, o Schnitzel muito parecido ao bife à milanesa. Ainda hoje existe uma disputa sobre qual destas iguarias será a original.
Ingredientes
1 kg de costeletas de porco
4 dentes de alhos bem picados
Ingredientes
1 kg de costeletas de porco
4 dentes de alhos bem picados
3 ovos
Sumo de um limão
Pimenta a gosto
Sal quanto baste
Pão ralado quanto baste
Farinha de trigo quanto baste
Óleo para fritar
Sumo de um limão
Pimenta a gosto
Sal quanto baste
Pão ralado quanto baste
Farinha de trigo quanto baste
Óleo para fritar
Preparação
Tempere as costeletas com os alhos, sumo de limão, sal e pimenta a gosto e deixe marinar por uma hora. Comece por passar os bifes primeiro pela farinha de trigo, logo nos ovos batidos e por fim pão ralado. Feito esta operação frite-os em óleo bem quente de ambos os lados e deixe repousar sobre papel pardo para retirar o excesso de óleo. Pode servir com saladas e arrozes ou outro acompanhamento, eu servi com salada de tomate e arroz de cenoura.Bom Apetite
Comentários
Enviar um comentário